Jesus sofreu por Você

Jesus entrou em agonia no Getsemani ( escreve o evangelista lucas ) orava mais intensamente. “E seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. O suar sangue, ou “Hematidrose”, é um fenômeno raríssimo. Para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo. O terror, o susto, e angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus . Tal tensão extrema produz o ropimento das finíssimas veías capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo corpo até a terra.


Momentos depois Pilatos ordena a flagelação de Jesus. Os soldados despojam Jesus e o prendem pelo pulso a uma coluna do pátio. A flagelação se efetua com tiras de couro múltiplas sobre as quais são fixadas bolinhas de chumbo e de pequenos ossos.


Os soldados devem ter sido dois, um de cada lado golpeiam com chibatadas a pele, já alterada por milhões de microscópicas hemorragias do suor de sangue. A pele se dilacera e se rompe; o sangue espirra, a cada golpe Jesus reage em um sobressalto de dor. As forças se esvaem, um suor frio lhe impregna a fonte, a cabeça gira em uma vertigem de naúsea, calafrios lhe correm ao longo das costas. Se não estivesse preso no alto pelos pulsos, cairia em uma poça de sangue.


Depois o escárnio da coroação. Com longos espinhos mais duros que aqueles da acácia, os algores entrelaçam uma espécie de capacete e o aplicam sobre a cabeça. Os espinhos penetram no couro cabeludo fazendo-o sangrar ( os cirurgiões sabem o quanto sangra o couro cabeludo).


Pilatos mostra Jesus dilacerado à multidão e de seguida o entrega para ser crucificado. Colocam sobre os ombros de Jesus o grande braço horizontal da cruz( pesa uns 50 kg); a estaca vertical já está sobre o calvário.


Jesus caminha com os pés descalços pelas ruas de terreno irregular. O percurso é de cerca de 600m; Jesus fatigado, arrasta um pé após o outro, frequentemente caí sobre os joelhos, os ombros estão cobertos de chagas. Quando Ele caí por terra a viga lhe escapa, escorrega e lhe esfola o dorso.


Sobre o calvário tem inicio a crucificação. O sangue começa a escorrer. Jesus é deitado de costa, as suas chagas se incrustam de pé e pedregulhos.


Depositam-no sobre o braço horizontal da cruz ; com uma broca é feito um furo na madeira para facilitar a penetração dos pregos; os soldados pegam um prego(um longo prego pontudo e quadrado), o apoiam sobre o pulso de Jesus, com um golpe certeiro de martelo O rebatem sobre a madeira. Pode-se imaginar aquilo que Jesus deve ter provado, uma dor agudissima, que se difundiu pelos dedos, e espalhou-se como uma lingua de fogo, pelos ombros lhe atingindo o cérebro. Uma dor mais insuportável que um homem possa provar.


Em seguida pregam-lhe os pés. Ao meio dia Jesus tem sede; não bebeu desde a tarde anterior. A boca está semi-aberta e o lábio inferior começa a pender. Um soldado lhe estende sobre a ponta de uma vara, uma esponja embebida em bebida ácida … Sua respiração se faz pouco a pouco mais curta; o ar entra com um síbilo, mas não consegue mais sair. Jesus respira com o ápice dos pulmões. tem sede de ar(como um asmático em plena crise) os pulmões cheios de ar não podem mais esvaziar-se.


Mas lentamente um esforço sobre-humano, Jesus tomou um ponto de apoio sobre o prego dos pés. Esforçando-se a pequenos golpes, se eleva aliviando a tração dos braços. a respiração se torna mais ampla e profunda, os pulmões se esvaziam. Porquê esse esforço? porque Jesus quer falar: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”.


Logo em seguida o corpo começa afroxar-se de novo, e a asfixia recomeça. pouco depois o ceú escurece, o sol se esconde e de repente a temperatura baixa… Todas as suas dores, a sede, as cãibras, a asfixia lhe arrancaram um grande lamento: “Meu Deus, meu Deus porque me abandonastes?”. Jesus grita: “Tudo está consumado!”. Em seguida disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espirito.” E morre.

0 comentários:

Lembra da caixinha de surpresas com versiculos biblicos? esta é uma versão virtual! Deus vai falar ao seu coração. Que Deus te abençoe rica e poderosamente em nome de jesus!